sexta-feira, 7 de junho de 2013

Institucionalizando o MCEByte

São sete funções arquivísticas: produção, avaliação, aquisição, conservação, classificação, descrição e a difusão.

Produção: É onde o documento é criado ou recebido. Devem ser seguidas as normas de produção de documentos que representam as atividades executadas pela instituição criadora da documentação.  
No caso dos documentos digitais, a produção é uma etapa um pouco mais complexa, pois os documentos em meio digital são produzidos em grande escala tornando mais difícil a criação de normas de produção.

Avaliação: É onde é feita a análise dos documentos para que sejam criados os prazos de guarda que mais se adequam a instituição criadora da massa documental.
Os documentos digitais, assim como os documentos físicos, passariam pelo mesmo processo de avaliação, não sendo necessário um novo método para realizar esta atividade.

Aquisição: É o recebimento do documento em qualquer uma das três fases documentais. Tem como objetivo analisar se estão dentro dos padrões de autenticidade e contém corretamente as atividades desempenhadas pela instituição.
Antes de mais nada devem ser estabelecidos os padrões a serem seguidos nos modelos de Documentos Digitais, para que então seja feita a aquisição em meio digital da documentação.

Conservação: A conservação é o processo pelo qual o documento passa para que sua integridade física seja mantida fazendo com que as informações não sejam perdidas ao logo do tempo.
Nos documentos digitais a conservação é mais simples, uma vez que não há problemas com fatores de degradação como fungos, umidade, temperatura. Porém vale ressaltar que nos meios digitais é necessário um sistema confiável e à prova de vírus ou outros programas que venham a danificar o modificar a documentação original.  

Classificação: É a forma com que os documentos serão organizados. Sua classificação é feita a partir de um Plano de Classificação que atenda as atividades realizadas pela instituição.
Nos documentos digitais a classificação também é fundamental para facilitar o acesso aos documentos caso seja necessário.

Descrição: Tem como objetivo atender da melhor forma as necessidades da instituição criadora da documentação e do usuário. A indexação, é fundamental para facilitar a localização da informação.
Tanto para os documentos físicos, quantos para os documentos digitais, é necessário a descrição para ajudar no processo de busca de informação dentro do acervo.

Difusão: É através da difusão que o usuário entra em contato direto com o arquivo. O processo de promover o acesso à informação é o que caracteriza essa etapa.

Os documentos digitais são mais fáceis quando o assunto é difusão, pois por estarem em suporte digital, e muitas vezes disponíveis pela internet, facilitam para que o usuário não precise deslocar-se fisicamente em busca da informação que deseja.

Marina Oliveira 

Matrícula: 11/0036735

Nenhum comentário:

Postar um comentário