Sob o prisma das sete funções
arquivísticas de Rousseau e Couture (1998: 265) “produção, avaliação,
aquisição, conservação, classificação, descrição e difusão”.1
Produção- Etapa onde é feita a criação do documento ou o seu recebimento.
Deve-se observar a forma e os padrões (segurança e autenticidade/ veracidade)
da produção do documento nas atividades desenvolvidas pela instituição.
Avaliação- Os documentos digitais serão devidamente avaliados
(Comissão de avaliação) e serão estabelecidos os seus prazos de guarda ou
eliminação.
Aquisição- É a forma como os documentos digitais entraram em contato
com as atividades da instituição. Ele será incluído por meio da fase corrente e
cumprirá o ciclo documental sendo relacionado com os fundos. Deve-se atentar
para a sua inclusão nas atividades de funções desenvolvidas pela instituição.
Conservação- As formas de conservação (Preservação, Conservação e
Restauração) serão usadas para que o documento acompanhe e mantenha a sua integridade
arquivística e que não se torne inacessível, por conta da perda da informação.
Deve-se manter sempre atenção quanto à obsolescência dos suportes do documento.
Classificação- Será a forma como os documentos serão reagrupados
(organizados e ordenados). Eles serão classificados seguindo os padrões do
plano de Classificação empregado em documentos de outro suporte da instituição.
Descrição- Irão ser seguidos os manuais de descrição (NOBRADE) e as
normas vigentes para toda a instituição. Serão observados vários
aspectos como os vocabulários, termos, e a indexação. Isto irá contribuir para
localização e uso dos documentos.
Difusão- A relação dos usuários com a informação e o acesso será
prezada nesta etapa. A forma como a informação será difundida e primordial.
Deve-se atentar para quem é destinada a informação (documento) e o uso de
manuais é uma das ferramentas que deverão ser usadas.
Atividade
ResponderExcluirJuliana Pinheiro Farias 11/0014634