sexta-feira, 7 de junho de 2013

Institucionalizando o MCEByte - Atividade individual - Gabriel


As setes funções arquivísticas circunscritas na gestão documental são:



Produção:  Elaboração do documento que define normas, conteúdo, modelos, formato e trâmite. O arquivista exerce o papel de conselheiro, consultor ou produtor do documento através elaboração de manuais de produção.



Avaliação: Prática arquivística em que se valida a documentação e sua destinação, pondo valor primário e/ou secundário apontando a tabela de temporalidade utilizada pela organização.



Aquisição: Alude ao arquivamento corrente, procedimentos de transferência e recolhimento de acervo. Competindo ao arquivista situar regras e procedimentos para que a atividade não comprometa o documento e sua série.



Conservação/ Preservação: Métodos estabelecidos para a manutenção da integridade física dos documentos ao longo do tempo.



Classificação: Orienta a organização lógica dos documentos, para elaborar um plano de classificação que abranja as atividades, funções e tarefas da instituição.



Descrição: Criação e utilização de índices e vocabulários controlados para descrever fielmente o documento.



Difusão: Atividade arquivística que torna acessível os documentos, manuais de gestão, plano de classificação, tabelas de temporalidade e a promoção de treinamento para o uso adequado do acervo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário