domingo, 21 de julho de 2013

A Saideira! -Atividade Individual

Análise das Oficinas


Grupo Odisseia, Diplomática e Tipologia

O grupo apresentou reproduções da Lei Áurea e falaram sobre sua autenticidade e veracidade. Partiram da ideia de que quando a Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel, o documento era autêntico, pois de fato ela havia criado a lei que tornava a escravidão um crime, porém não era verídica, uma vez que mesmo após a declaração do fim da escravidão este ato continuou a ocorrer e ainda hoje existem relatos de escravidão no nosso país.

Pontos Positivos:

 -Gostei de ter a oportunidade de visualizar os documentos, mesmo que reproduções dos originais, referentes a esse momento da história que foi um marco para o nosso país;
-Achei criativo o tema escolhido pelo grupo.

Pontos Negativos:

-A apresentação poderia ter sido mais longa;
-Como lembrança da oficina poderiam ter dado aos colegas cópias da Lei Áurea, ou alguma coisa relacionada com o tema que foi discutido.

Grupo AA- Arquivos Anônimos

O grupo falou sobre os Microfilmes, sua função, quais leis são responsáveis por torna-lo válido, as formas de armazenamento, quais os critérios para que o microfilme seja autêntico.  

Pontos Positivos:

-O grupo trouxe um microfilme para ilustrar a ideia central do trabalho, ajudando as pessoas que desconheciam esse material a ter uma visão mais clara a respeito do tema abordado pelo grupo;
-Os materiais entregues como lembrança aos visitantes da Oficina ficaram bem feitos.

Pontos Negativos:

-Achei que faltou abordar algumas temáticas relacionadas ao microfilme, por exemplo: Como funciona a produção desse tipo de documento? Quais profissionais podem se responsabilizar pela microfilmagem de documentos? Quais os principais órgãos públicos e/ou privados que utilizam o microfilme?
Acredito que as duas oficinas que foram analisadas podem ser apresentadas para o público em geral pois abordam temas interessantes com conteúdos históricos e também mais específicos da área de gestão da informação, portanto atenderiam perfis diferentes de público, um mais amplo e outro mais específico. 

Marina Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário