sexta-feira, 14 de junho de 2013

Fixando o conteúdo


Mudança de suporte. Série Documental MCEbyte: Digitalização.
  
Folhas de Ponto:
As folhas de ponto por serem preenchidas pelos funcionários e tramitadas por diversos setores gastam muito tempo para chegarem aos seus destinos, onde já devem estar devidamente preenchidas, impressas e assinadas pelos chefes dos setores. Era preciso que os funcionários se deslocassem de seus ambientes de trabalho para que as folhas de ponto fossem levadas para o setor Financeiro e posteriormente tivessem a liberação dos pagamentos. Por fim, era preciso arquivar esta documentação no setor de Recursos Humanos. Por todo o processo de circulação destes documentos nos variados departamentos da MCEbyte, foi tomada a decisão de passar as folhas de ponto para o meio digital e serem ordenadas neste mesmo suporte.
            O intuito é trazer mais agilidade com a tramitação, assim como tornar mais prática a produção das folhas de ponto, que serão produzidas pelos funcionários, enviadas para seus supervisores e, a partir de suas assinaturas digitais, enviadas para os demais setores. De início os custos com a digitalização e o uso da assinatura digital, que também serão usadas para outros fins, poderão parecer altas, mas a empresa ganhará com a economia de tempo, papel e deslocação de funcionários.  





Um comentário:

  1. Como pedido pela monitora, levaremos a atividade sob o ponto de vista do Arquivo Permanente.

    A digitalização da folha de ponto pode auxiliar na consulta de usuários internos ou externos em potencial da documentação.

    Levando em consideração uma situação hipotética em que o Arquivo não fique no mesmo prédio de outras áreas da instituição, e esta precisa acessar este documento, o fato dele estar digitalizado vai facilitar o acesso e acelerar o atendimento a este usuário. E também se aplica aos usuários externos.

    Além de acelerar a consulta e a disponibilidade do documento a quem necessitar do acesso. A digitalização vai também ajudar na preservação do documento, uma vez que o manuseio do mesmo será menos frequente já que o ser humano é um dos principais agentes de degradação do documento.

    Comparando a nossa crítica com o texto da Belloto e Duranti podemos dizer que a análise do suporte feito pela última (já que o que nos importa é a análise num suporte digital) é de suma importância, já que ela demonstra como uma informação se comporta dentro de um contexto arquivistico.

    Além disso, o software escolhido determina a disposição, a proveniência, procedimentos, processos, usos, modos de transmissão e autenticiade.

    ResponderExcluir