sexta-feira, 10 de maio de 2013

Autenticidade -Nova Identidade





Em 2010, foi definida a mudança da Carteira de Identidade dos brasileiros. Além das modificações estéticas e de material da nova Identidade, o Registro de Identificação Civil (RIC) também ganhará tecnologias que possibilitam sua utilização via Internet. 
Além do objetivo de diminuir o número de fraudes de documentação no país, o novo RG tem também o objetivo de unificar as bases de cadastros dos cidadãos, que atualmente é separada por unidade federativa. Do ponto de vista da segurança, a grande mudança está na tecnologia envolvida na confecção do novo documento, que se assemelhará a um cartão de crédito.

            Como características do novo RIC, que são fundamentais para definir sua autenticidade, temos: 

-Documento confeccionado em Policarbonato, com 85 por 54 mm;

-Composto por seis camadas, o RIC terá as inscrições com os dados do cidadão gravados a laser, sob a camada superficial, para impedir a remoção ou adulteração dessas informações.

-Espaço para gravação de códigos que podem ser interpretados por OCR (reconhecimento óptico de caracteres).

-Efeitos ópticos, como marcas d'água, fundos complexos e guilhoches;

-2 chips eletrônicos, que seguirão o padrão internacional ISO 7816, sobrepostos: um sem contato, que funciona a 10cm de um leitor magnético, e outro com contato que poderá ser introduzido em equipamentos. O equipamento sem contato serve para autenticar os dados do portador e verificar se o documento não é falso. Já o chip com contato permite, ainda, a utilização dos certificados digitais; 

-Prazo de Validade. O novo RG terá prazo de validade de 20 anos;

-O número do RIC será composto por dez dígitos;

-O Cartão RIC irá conter a indicação das principais informações do cidadão nos idiomas Português/Inglês;

- Outro item de segurança é a foto do portador, que passará a ser digitalizada e sobreposta ao fundo;

-Impressão ditaloscópica do indicador direito do cidadão será gravada a laser no cartão. A impressão digital ficará armazenada no chip do RIC, para ser comparada com o uso de dispositivos eletrônicos.

               Além das alterações feitas no novo Registro de Identificação Civil, ainda são mantidas as seguintes informações:

-Nome completo 
-Filiação
-Data de Nascimento
-Naturalidade
-Sexo

Serão acrescentadas: 

-CPF (Cadastro de Pessoa Física)
-Título de Eleitor
         
       A coleta das impressões digitais será feita por equipamentos conhecidos como AFIS (Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais, na sigla em inglês). Todas as impressões digitais coletadas ficarão armazenadas em servidores localizados em Brasília e terão backups em todas as unidades do país.

A cada cadastro novo, as impressões digitais serão comparadas com todas as demais armazenadas no banco de dados, a fim de impedir que mais de um documento seja produzido para mesma pessoa.

Estima-se que todos os brasileiros irão portar a Nova Identidade até 2020. 

Marina Oliveira 
Matrícula: 11/0036735








Nenhum comentário:

Postar um comentário